Carlos Carvalho Cavalheiro é homenageado em Semana de Turismo

08/10/2019 14:54

Carlos Carvalho Cavalheiro é homenageado em Semana de Turismo

                O escritor, pesquisador, poeta e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro foi homenageado no último dia 5 de outubro, sábado, com o Diploma de Honra ao Mérito, emitido pela Comissão Organizadora das Semanas Brasil e Mundial do Turismo Cultural e pela Diretoria da Megaviagens Tur.

               O evento, que está em sua 11ª Edição, tem por idealizador e curador o Comendador Hamilton Vieira que, na mesma oportunidade, recebeu da Câmara Municipal de Sorocaba, pelas mãos do vereador Luiz Santos, a Medalha do Mérito Cultural “Ademar Guerra” justamente por sua atuação em prol da difusão do turismo cultural.

               Este ano as Semanas Brasil e Mundial de Turismo Cultural homenageiam o Estado do Maranhão e a França. O professor Carlos Carvalho Cavalheiro recebeu o Diploma de Honra ao Mérito por sua atuação enquanto escritor e pesquisador de História e Cultura Popular. Conforme o texto do Diploma, pela “Vossa qualidade de Escritor Pesquisador de Culturas Populares Brasileiras, e em especial as Vossas Edições de Livros Culturais e Históricos, lhe é contemplado este Diploma por pesquisar de forma Sui-Generis, as quais com Excelência contribuem para o Resgate Histórico e a “Memória” de fatos ocorridos em Sorocaba, no estado de São Paulo e no Brasil”.

               Ao entregar o Diploma de Honra ao Mérito, o curador das Semanas, Hamilton Vieira, relembrou que o professor Carlos, assim como sua esposa que o acompanhava, Profa. Adilene Ferreira Carvalho Cavalheiro, já haviam tido o trabalho reconhecido pela Febacla e seu presidente, Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, que outorgou aos mesmos em 2018 o título de Defensores Perpétuos do Patrimônio e da Memória Histórica de Sorocaba.

               Além de Carlos Cavalheiro, foram homenageadas com o Diploma de Honra ao Mérito diversas personalidades como o músico e produtor cultural Leandro Toledo, o empresário Thiago Delmonde, os Gestores de Cultura Marcelo Domingues e Edson Cortez, o músico Richard Lefèvre, o professor Maurício Barisson, a atriz Elizabeth Cavalcante, o Gabinete de Leitura Sorocabano entre outros.

               A solenidade de abertura e homenagens da XI SEBRATUR – CULT – 2019 de Sorocaba ocorreu no Salão da Biblioteca Municipal de Sorocaba.

               Carlos Carvalho Cavalheiro reside em Sorocaba e exerce a função de Professor de História na rede pública municipal de Porto Feliz. É licenciado em História e em Pedagogia, Mestre em Educação e Bacharel em Teologia.  Autor de mais de duas dezenas de livros, Carlos Cavalheiro é também produtor de vídeos, tendo sido premiado no Mapa Cultural Paulista de 2013 com o documentário “Em busca do Unhudo”. Acadêmico correspondente da FEBACLA (Federação Brasileira dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes) e Membro Vitalício da Academia Independente de Letras (AIL). Este ano o professor Carlos Carvalho Cavalheiro obteve o 2º Lugar no 9º Concurso de Microcontos de Humor do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, além do 7º Lugar no Concurso Literário Prêmio VIP, promovido pela A. R. Publisher Editora. Também obteve o 3º Lugar na 2ª edição do Prêmio Febacla de Criação em Verso e Prosa. Recebeu ainda o título de Doutor Honoris Causa em História, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, instituição Oficial de Pesquisas Históricas, Filosóficas e Culturais da ‘Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente’. Carlos Cavalheiro foi, ainda, o vencedor (1º Lugar) do Desafio Histórico promovido pelo Centro de Estudos Históricos Caminhos das Tropas de Sorocaba (CEHICAT), realizado em agosto de 2019.

Tags: