Autores de Sorocaba e região se preparam para a 2ª FLAUS

18/12/2018 16:45

 Idealizada pelo escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, a FLAUS é uma ação coletiva que pretende dar visibilidade para a produção da arte literária

Carlos Carvalho Cavalheiro

A 2ª Feira do Livro e Autor de Sorocaba será realizada no próximo sábado, dia 22 de dezembro, na Praça Cel. Fernando Prestes. Idealizada pelo escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, a FLAUS é uma ação coletiva que pretende dar visibilidade para a produção da arte literária.

A novidade este ano é que a FLAUS está ampliando o convite para escritores de outras cidades da região Metropolitana de Sorocaba.
Dentro do espírito de proporcionar uma maior visibilidade à produção literária, a FLAUS anualmente homenageia um escritor. O ano passado o homenageado foi Armando Oliveira Lima. Este ano receberá as homenagens dos escritores o poeta e professor João Batista Alvarenga.

João Batista Alvarenga

Com cerca de 20 autores participantes, a FLAUS funciona em regime de parcerias e de solidariedade entre os participantes. “É importante que haja essa colaboração mútua, afim de que se fortaleçam os laços de união entre aqueles que produzem literatura”, afirma Carlos Cavalheiro.

Este ano, a Comissão organizadora, responsável por mediar o contato com a Secultur para viabilizar a estrutura mínima (autorização, montagem de tendas e disponibilização de água potável) foi composta pelo produtor cultural e escritor Roberto Ramos, e pelos poetas Dado Carvalho e Gonçalves Viana. “Obviamente que todas as decisões foram tomadas coletivamente, mas havia a necessidade de que uma comissão para viabilizar esse contato direto. E deu certo”, esclarece Cavalheiro.
O propósito da FLAUS é ser sustentável. Por esse motivo, a organização procura sempre realizar parcerias com o Poder Público e com a iniciativa privada. Este ano, por exemplo, as mesas (para formar a banca de venda de livros) e cadeiras serão emprestadas pelo Sorocaba Clube, cujo presidente Benedito Maciel de Oliveira Filho atendeu aos apelos de Angeles Paredes Toral, participante da FLAUS.
A impressão e molduramento de certificado de homenagem será patrocinado pelas empresas Lexmediare e Foto JJ. As mesmas empresas farão a impressão de banner da Feira, que conta com jingle oficial composto por Ayrton Mugnaini Junior.
Os autores interessados em participar deverão comparecer às 8 horas na Praça Cel. Fernando Prestes e assinar um termo no qual se compromete a expor e retirar seus livros no horário do término da Feira, bem como a participar por, pelo menos 2 horas, na venda de livros. Não há taxa de adesão e o valor vendido será revertido totalmente ao autor.
A FLAUS estará aberta no dia 22 de dezembro, das 9 h às 17 h. Além da venda de livros, ocorrerá Sarau com diversas participações e, ainda, apresentações de capoeira angola com Mestre Jaime Balbino (Associação de capoeira Angola Bem Brasil) e de contação de histórias com Renata Pelini Guimarães.
Tags: