As várias faces da Capoeira! 3ª parte: os grandes mestres da capoeira: Mestre Zé Baiano’

25/05/2018 21:27

“José Joaquim de Andrade Filho é o nome de registro dele, sendo mais conhecido como ‘Mestre Zé Baiano’, nascido em Paripiranga (BA).”

 

 

Matérias já publicadas sobre a série ‘As várias faces da Capoeira’:

(http://www.jornalrol.com.br/luta-danca-ginga-toque-e-floreios-as-varias-faces-da-capoeira-1a-parte-origem-da-capoeira/)

(http://www.jornalrol.com.br/as-varias-faces-da-capoeira-2a-parte-luta-musica-cancoes-toques-ginga-e-floreios/)

(http://www.jornalrol.com.br/as-varias-faces-da-capoeira-3a-parte-os-grandes-mestres-da-capoeira-mestre-besouro-manganga/)

(www.jornalrol.com.br/as-varias-faces-da-capoeira-3a-parte-os-grandes-mestres-da-capoeira-mestre-cobrinha-verde/)

(http://www.jornalrol.com.br/as-varias-faces-da-capoeira-3a-parte-os-grandes-mestres-da-capoeira-mestre-bimba/)

(http://www.jornalrol.com.br/as-varias-faces-da-capoeira-3a-parte-os-grandes-mestres-da-capoeira-mestre-gato-preto/)

 

José Joaquim de Andrade Filho é o nome de registro dele, sendo mais conhecido como ‘Mestre Zé Baiano’, nascido em Paripiranga (BA).

Hoje, aos 61 anos, onde, por aproximadamente  45 anos, leciona Capoeira Angola na própria casa, na cidade de Caraguatatuba (SP).

Durante essa trajetória, a Capoeira Angola possibilitou-lhe formar, sob os olhos de Mestre Gato Preto, seis alunos, dando-lhes o merecido título de professor, dos quais quatro deles estão com ele e fazem parte dessa grande escola que é a ‘Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi’.

Mestre Gato Preto

No início da década de 80, conheceu Mestre Gato Preto (José Gabriel Goés, apelidado de ‘Berimbau de Ouro de Santo Amaro’) , responsável pelo seu aperfeiçoamento, em ritmo de jogo, musicalidade, formação de bateria e fundamentos da Capoeira Angola.

Os ensinamentos que Mestre Zé Baiano oferece aos professores e alunos são reflexos de anos de trabalho sob supervisão e orientação de Mestre Gato Preto, a quem se diz eternamente grato.

A  história de Mestre Zé Baiano

Nascido em Paripiranga, aos 08 de janeiro de 1947, quando criança brincava de pernada na Capoeira. Em 1965 , mudou-se para São Paulo e, lá, teve contato com a Capoeira em 1972. Em 1984, conheceu o saudoso Mestre Gato Preto,com o qual aperfeiçoou os conhecimentos na Capoeira Angola e tudo que a envolve: ritmo de canto, Jogo, Formação de bateria, Convivência Social e Fundamentos da Capeira Angola.

(Fonte: Site Rei Zumbi)

 

Fonte de pesquisa: Congo de Ouro – Capoeira e percussão Romário Itacaré. Disponível em:<http://www.congodeouro.com.br/conheca-o-mestre-ze-baiano/ >. Acesso em: 25 mai. 2017)

Tags: