Artistas e intelectuais da região recebem homenagem da FEBACLA

06/09/2018 13:56

Dentre os homenageados estão o historiador e cartunista Rodrigo Araújo, a historiadora e orientadora pedagógica Adilene Ferreira Carvalho Cavalheiro, o poeta, historiador e escritor Carlos Carvalho Cavalheiro, o diretor de teatro Hamilton Sbrana, e a poeta e escritora Adriana Negrini

               A Febacla – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, com sede em Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro, outorgou comendas e diplomas de reconhecimento a diversos artistas e intelectuais de Sorocaba e região. Dentre os homenageados estão o historiador e cartunista Rodrigo Araújo, a historiadora e orientadora pedagógica Adilene Ferreira Carvalho Cavalheiro, o poeta, historiador e escritor Carlos Carvalho Cavalheiro, o diretor de teatro Hamilton Sbrana, e a poeta e escritora Adriana Negrini.

               O presidente e Grão Mestre das Ordens do Sodalício Acadêmico da Febacla, Príncipe Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho destacou que a comenda, instituída pelo Decreto Acadêmico 0425.004/2018 – FEBACLA, é outorgada “como forma de agradecimento e reconhecimento pelo notório apoio à promoção e proteção dos bens culturais do Brasil”.

               A outorga das comendas, títulos e diplomas ocorreu em solenidade realizada no dia 24 de agosto de 2018 em Niterói. Aos que não puderam comparecer à solenidade, que condecorou dezenas de personalidades do mundo artístico e cultural, a FEBACLA enviou as honrarias pelos Correios.

               Rodrigo Araújo é natural de Piedade, licenciado em História pela UNISO, professor de História, historiador, cartunista. Destacou-se na criação de games voltados para a educação, sendo premiado. Trabalhou como professor de História em Florianópolis, Sorocaba e Piedade.

               Adilene Ferreira Carvalho Cavalheiro também é formada em História pela UNISO. Atualmente exerce o cargo de Orientadora Pedagógica na rede pública municipal de Sorocaba, mas já ocupou o cargo de Gestora em Educação. Dirigiu dois documentários: “Cantos da Terra” e “A umbanda é mogibá”, ambos contemplados pela LINC. Também produziu o CD “Cantos da Terra”, com grupos folclóricos de Sorocaba e região. Como professora, trabalhou em Sorocaba, Itu, Salto, Porto Feliz.

               Carlos Carvalho Cavalheiro é licenciado em História pela UNISO e Mestre em Educação pela UFSCar. Autor de mais de duas dezenas de livros, tem se destacado na inovação dos estudos e pesquisas históricas de Sorocaba e região. É professor de História na rede pública de Porto Feliz e colaborador dos jornais ROL e Tribuna das Monções. Poeta, escritor, historiador e pesquisador de cultura popular. Foi agraciado com o troféu “Barriguda” do FEMUP 2015 e com o Troféu Destaque de 2014.

               Adriana Negrini é escritora, bailarina, fotógrafa, musicista e poeta. Formada em Pedagogia, é pós-graduada em Psicologia. Recebeu diversos prêmios e honrarias, como o Troféu “Melhores do Ano” de 2018, da Associação Literarte de Maceió; Diploma de Melhores do Ano 2017 pelo jornal ROL, Medalha Graciliano Ramos. É colaboradora do Jornal Cultural ROL – Região On Line, de Itapetininga, Sorocaba e região).

               Hamilton Sbrana é conceituado diretor teatral de Sorocaba. Também é ator e dramaturgo. Recebeu diversos prêmios, dentre os quais Melhor Ator: Festival Nacional De Teatro Em Ponta Grossa – 1981, Festival Estadual De Tatuí – 1982, Melhor Diretor: Festival Sorocabano De Teatro – 84 / Troféu Sorocaba Show- 1983, Melhor Make-Up: III Festival De Teatro Do Est. De S. Paulo – 1983; Melhor Figurino: IV Festival Nacional Curta Teatro – 2001.

               Todos os agraciados receberam o título de Comendador, além de diplomas de Mérito Cultural e Social.

Tags: