Artigo de José Otavio Basques Ayres: ‘Ar seco’

10/07/2016 14:57

DR JOSÉ OTÁVIO VASQUES AYRES – AR SECO –  UM GRANDE PROBLEMA PARA NOSSO ORGANISMO, PRINCIPALMENTE PARA O SISTEMA RESPIRATÓRIO.

 

Foto de Jose Otavio Vasques Ayres.Durante o outono e o inverno costumamos ter dias de ar muito seco. Por vezes chega a ficar tão seco quanto o ar de um deserto. Nosso sistema respiratório possui um revestimento que necessita manter-se úmido o tempo todo para sua defesa. Para tanto, necessitamos que a umidade do ar esteja em pelo menos 60%. Quanto mais baixa, pior.

QUAIS OS PROBLEMAS? Rinite, sinusite, sangramento nasal, faringite, laringite, asma, bronquite. Secura nos olhos, lábios e garganta. Além dos problemas respiratórios, o ar seco também pode propiciar infarto e avc ( Com menor hidratação, o sangue fica mais denso).

IDADE- Idosos e crianças são mais propensos à desidratar-se , merecendo mais cuidados e atenção durante este período.

 

O QUE FAZER PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS?

-TOME MUITO LÍQUIDO. De preferência água. Tome aos poucos durante todo o dia, totalizando mais de 2 litros por dia. Se não gosta de água, tome chá ou sucos.

-ALIMENTAÇÃO- Utilize sempre alimentos ricos em água como frutas , verduras e legumes.

-EXERCÍCIOS FÍSICOS – Durante os exercícios físicos respiramos mais rápido, promovendo maior ressecamento das vias aéreas. Devemos evitar realiza-los no período mais seco do dia, entre 10 H e 16 H. Durante os exercícios perdemos liquido pelo suor, portanto período em que devemos aumentar a hidratação. Natação em ambientes fechados é uma boa opção.

-OLHOS – Os olhos podem sofrer ressecamento: Utilizar soro fisiológico e colírios lubrificantes.

-NARIZ – O nariz é a porta de entrada da via respiratória, sendo portanto muito afetado pelo ar seco. Realize lavagens frequentes com soro fisiológico. Se houver ressecamento maior, utilize um gel umectante (É vendido sem necessidade de receita médica).

-GARGANTA – Depois do nariz, é o local mais afetado. Tomar muita água em pequenos volumes , em intervalos curtos de tempo, especialmente nos momentos em que estiver falando. Mais importante ainda para quem usa a voz como instrumento de trabalho, especialmente professores, locutores e cantores.

-LÁBIOS – Mulheres= Usar batom ou proteror labial. Homens= Usar protetor labial

-PELE – Evite banhos muito quentes. Utilize hidratantes pois a pele também fica bem ressecada.

– MELHORAR O AMBIENTE – Podemos aumentar a umidade local com uso de uma toalha grande, felpuda, úmida pendurada. Baldes e bacias podem ser usados, mas a superfície de contato para a evaporação é muito menor, sendo menos eficientes. O umidificador pode ser um problema pois ultrapassa o limite de umidade do ar e acaba por embolorar estruturas do ambiente, gerando alergia em um segundo tempo. Também é muito importante manter o ambiente livre de poeiras para evitar alergia. Lavar roupas e cobertores que estavam guardados há muito tempo

-AR CONDICIONADO E AQUECEDORES- Ressecam ainda mais o ambiente. Mais importante ainda, aumentar a umidade como descrito acima.

 

DR JOSÉ OTÁVIO VASQUES AYRES 
OTORRINOLARINGOLOGISTA

FONTE DE IMAGEM = INTERNET

Tags: