Artigo de José Coutinho de Oliveira

05/09/2016 20:11

José Coutinho de Oliveira: Nobilística

Pansofia, totalidade do saber, conhecido mais modernamente por holismo.

Pansofia era a proposta de Comenius (1592-1670), pai da didática.

Sobre ele disse Michelet : “o primeiro evangelista da pedagogia moderna.”

E nós também chegamos a esse ponto, ou seja, chegamos à conclusão de que uma, duas ou três disciplinas isoladamente não resolvem o problema, precisamos mesmo é de todas em cooperação.

Percebi então a necessidade de se emancipar mais uma disciplina, a “Nobilística”.

Essa nova disciplina tem por objeto de estudo a relação existente entre realeza, nobreza e aristocracia com os vários modelos de Estado, de governo.

Ela seria mais ou menos a interação de 19 disciplinas a saber: a filosofia geral, da educação, da política, comparada, História, heráldica, genealogia, psicologia, antropologia, sociologia, teoria geral do estado, economia, astronomia, direito constitucional, direito nobiliárquico, política, teologia, linguística e pedagogia.

Adotamos dentre os nossos lemas aquele de Comte: “Conhecer para prever, prever para prover”, ou seja, antecipar a libertação, a pessoal, a do país e a do mundo.

Defendemos inclusive que os países cristão se fundam numa confederação mundial, ou seja, se incorporassem num estado mais forte.

Outro lema é “in dubiis libertas”, nas coisas duvidosas, liberdade, de Sto. Agostinho, por isso defendemos o voto e a 1a. comunhão facultativos.

José Coutinho de Oliveira
Criador da Nobilística
Tags: