Artigo de J.C.S. Hungria: ‘A dança da Pizza’ (coluna Guaçu Piteri)

11/09/2015 13:03

A dança da pizza

by Guaçu Piteri

 

J. C. S. Hungria

dança da pizzaDança da Pizza

J. C. S. Hungria

Vocês, caros leitores, se lembram daquela senhora que saiu bailando no plenário da Câmara Federal, em março de 2006, a Deputada petista Angela Guadagnin?

Pois é. O episódio teve muita repercussão à época, não tanto pelo ineditismo do tipo de comemoração e nem pela figura grotesca da gorda bailarina, mas sim porque seu colega João Magno, Deputado do PT mineiro, teve votos suficientes para escapar da cassação tida como certa na Câmara. Simplesmente, ninguém esperava esse veredito, pois disseram ser resultado  de “ conchavos” bem alinhavados e bem sucedidos, com troca de votos, etc. Seja como for, a verdade é que, sacudindo seus gordos braços e idem pança, a mulherzona bailou na presença dos outros Deputados, que, atônitos, se espantaram. Daí o nome batizado de “dança da pizza”, ou seja, põe maracutaia nisso!

Atualmente, a então Deputada amarga esse gesto ridículo, solidário mas achincalhador, escarnecendo os usos e costumes brasileiros. A empolgação daquele momento lhe custou caro.

Angela, no mesmo plenário, sofreu censura verbal à sua atitude. Tentou a reeleição, teve apenas 75% dos votos em relação à 2002 e não conseguiu uma cadeira na Câmara nem renovar o mandato… Em 2008, como ex – Prefeita de São José dos Campos (SP), candidatou-se à vereadora da cidade e teve só 4.300 votos. Quatro anos depois, nova tentativa e conseguiu 3.200. Concluindo: plena decadência e a aprovação dos eleitores caindo, triste, mas sem dúvida o reflexo da “dança da pizza” pesou.

Falando em pesou, nosso Nada Ingênuo Holandês Voador candidamente indaga: pelo menos ela perdeu alguns quilinhos na balança?

O que acharam da foto? Não é mesmo uma gracinha essa petista?

Tags: