Artigo de Celso Lungaretti: ‘DA RAINHA DA INGLATERRA PARA DILMA: “EU SOU VOCÊ AMANHÔ

15/03/2016 18:59

Celso Lungaretti\; DILMA CAI!!!

Por Celso Lungaretti, no blogue Náufrago da Utopia.

Foi um fim de semana decisivo: as centenas de convencionais do PMDB e os milhões de manifestantes contra o governo de Dilma Rousseff conseguiram afastá-la do exercício efetivo da Presidência da República.

Com a exasperante lerdeza de raciocínio que a caracteriza, Dilma finalmente se curvou à evidência dos fatos. Percebeu que o impeachment ou a cassação do seu mandato pelo TSE seriam inevitáveis se tentasse seguir adiante com as ruas esmagadoramente a rejeitando e o PMDB retirando seu apoio.

Optou por uma saída que eu sempre disse ser possibilidade em aberto: tornar-se uma presidente figurativa enquanto outros exercem a Presidência de fato.

Suas recentes simpatiai Lula s pelo neoliberalismo e por toda a racionália econômica da direita me levaram a supor que Dilma se tornaria rainha da Inglaterra em proveito do PSDB e PMDB. Mas foquem ganhou a parada.

 

 

Como superministro que vai impor até a política econômica, será ele, indiscutivelmente, o presidente de fato. O terceiro mandato de Lula vai começar nos próximos dias.

Os inimigos apresentarão tal jogada como um mero subterfúgio para driblar a possibilidade (muito concreta) de vir a ser preso pela Operação Lava-Jato.

O voo, contudo, é mais alto. Um sujeito ladino como ele não entraria num governo prestes a desabar em troca de uma proteção que logo lhe seria retirada.

Ele está apostando que, com sua reconhecida aptidão para os toma-lá-da-cá da politicalha imunda, consiga evitar a deserção do PMDB. E que, sacrificando parte das reservas cambiais, consiga injetar ânimo nos mercados, fazendo os agentes econômicos voltarem a investir.

Os economistas de direita torcem seus narizes, lançando augúrios apocalípticos. Mas, a mágica pode mesmo resultar –pelo menos durante algum tempo. A recessão já durou demais e a prioridade dos empresários, como dizia o guru deles, Eugênio Gudin,  é o L-U-C-R-O, não a derrubada de presidentes.

“Eu sou você amanhã”

Mas, com o governo continuando a gastar mais do que arrecada, seria uma retomada econômica de fôlego curto, talvez não durasse sequer até a eleição de 2018.

A menos que o Lula tenha mesmo a sorte que lhe atribuem e alguma grande novidade injete recursos maciços na economia brasileira. Talvez, p. ex., ele entregue o melhor anel para não perder outro dedo, escancarando o pré-sal para os investidores estrangeiros. Quem sabe?

O certo é que, com Lula como superministro e Dilma impossibilitada de fazer mais lambanças, o quadro político mudará por completo. Convém observá-lo atentamente antes de tirarmos conclusões apressadas.

PS: embora considerasse a alternância no poder com Marina Silva uma hipótese melhor, várias vezes, durante a última campanha presidencial, defendi a substituição de cabeça-de-chapa do PT. Alertei que Dilma Rousseff não tinha, nem de longe, competência para governar o Brasil nas circunstâncias dramáticas que se anteviam para o período 2015/18, enquanto o pragmático Lula, pelo menos, não ficaria perplexo e aparvalhado durante as crises. Os acontecimentos confirmaram minha previsão.

OUTROS POSTS RECENTES DO BLOGUE NÁUFRAGO DA UTOPIA (clique p/ abrir):

PARA LULA, APÊ DE 215 NÃO PASSA DE “UM TRIPLEX MINHA CASA, MINHA VIDA”…

EM 1968 OS KATAGUIRIS ERAM NOSSOS
DO LULA-LÁ AO PIXULECO

DILMA: NÃO DEIXE A MONTANHA PARIR UM TEMER, OU SEU FRACASSO SERÁ TOTAL!
COMEÇAR DE NOVO. COM A CABEÇA ABERTA PARA O NOVO!
AOS COMPANHEIROS, AMIGOS E CIDADÃOS COM ESPÍRITO DE JUSTIÇA
EU, CELSO LUNGARETTI, 65 ANOS, ANISTIADO POLÍTICO, INJUSTIÇADO EM PLENA DEMOCRACIA!

Tags: