Aos 23 anos, o jornal ROL cresce, a cada dia, em qualidade e quantidade

20/04/2017 09:28

AOS 23 ANOS, O JORNAL ROL CRESCE, A CADA DIA,

EM QUALIDADE E QUANTIDADE

No dia 22 de abril, o jornal ROL, o nosso jornal ROL completa 23 anos de existência. E estamos comemorando esta data efusivamente!

“Mas, comemorar um periódico que tem apenas 23 anos de existência tão efusivamente assim? Por quê?”

Talvez seja esta pergunta que possa estar passando por sua cabeça, caríssimo leitor, ao ler estas linhas.

Então, permita-nos justificar a nossa alegria, o nosso entusiasmo, fazendo nossas as palavras cirurgicamente colocadas pelo professor, escritor, poeta, historiador e colunista Carlos Carvalho Cavalheiro, em seu texto-homenagem ‘O desafio de ser inovador’:

Quando pensamos em termos de idade, parece pouca coisa. Muitos periódicos brasileiros circulam há mais de cem anos e comemorar um aniversário de pouco mais de duas décadas poderia transparecer pretensão demais.

No entanto, quando analisamos o contexto em que o jornal ROL surgiu, lá pelos idos de 1994, vislumbramos o quanto inovador foi – e continua sendo – esse veículo de informação. Afinal, segundo informações de pesquisadores do assunto, a internet surgiu no Brasil em 1988, porém com restrição de acesso quase que exclusivamente às instituições acadêmicas.

Somente em 1994 a internet começou a ganhar popularidade entre os brasileiros. Nesse ano o Ministério de Ciência e Tecnologia e do Ministério das Comunicações decidiu investir nessa nova tecnologia. No final de 1994 a Embratel deu início a um serviço de acesso à internet, disponível àqueles que possuíam uma conta de telefone (internet discada).

Por isso, costuma-se dizer que o ano de 1994 foi aquele em que a internet de fato difundiu-se no Brasil. Nesse mesmo ano surgia uma inovação sem precedentes: o pioneirismo de colocar nos mares da internet um jornal dedicado a divulgar a região de Itapetininga. Nascia o jornal ROL (Região On Line), um feliz devaneio destinado ao sucesso.

Somente um espírito visionário poderia apostar no sucesso de um jornal de divulgação de uma região do interior paulista num suporte praticamente desconhecido (a internet). E o sucesso veio e se refaz a cada dia, ultrapassando a ‘maioridade’ e seguindo adiante como um arauto cuja voz ecoa, dando volta ao redor do mundo, pelas ondas da internet, mostrando a cara desse nosso rico interior paulista.

Ter mais de 23 anos não é raridade entre os periódicos ‘de papel’ no Brasil. Temo-los aos borbotões. Mas a coragem de ter apostado numa ideia inovadora, em uma tecnologia que brotava naquele instante, desse feito poucos podem se vangloriar. Entre eles, o jornal ROL que nasceu quase que juntamente com a internet no Brasil.

Há 23 anos, o jornalista Helio Rubens de Arruda e Miranda, com esse espírito visionário e inovador ao qual se refere o historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, vislumbrou, nesse novo e universal meio de difusão dos fatos e do pensamento humano, um instrumento de divulgação cultural da cidade de Itapetininga e Região. “Um jornal virtual – segundo suas palavras – que poderia ajudar a aumentar o interesse pelas notícias em geral e, principalmente, pelas atividades culturais, com a pretensão clara de funcionar como um veículo virtual resumidor dos principais fatos nacionais e internacionais, dando entre elas destaque para as matérias culturais.”

Feito um Bandeirante da Notícia Virtual, mas, para alcançar seu objetivo, contando com o apoio imprescindível e altruístico do amigo João Bosco Ferrari, que havia criado a Itapedigital, portal que até hoje hospeda, gratuitamente, o jornal, Helio Rubens, com seus próprios recursos financeiros mantém até hoje um jornal eletrônico que, a cada dia, cresce em qualidade e quantidade.

Hoje, o ROL conta com 36 colunistas de alto gabarito, de várias cidades da Região e até mesmo de outros Estados, que produzem textos das mais variadas áreas culturais, abrangendo, dentre outras, a literatura, a História e o meio ambiente.

Com um time desse naipe, e veiculando uma enorme e variada gama de notícias culturais, só poderia conquistar, como tem conquistado, cada vez mais leitores, do Brasil e do mundo.

Segundo pesquisa realizada em março deste ano pelo provedor Itapedigital, o jornal ROL é acessado por brasileiros e falantes da Língua Portuguesa em 32 países, de 4 continentes!

E esse acesso cresce mensalmente. Em janeiro, foram 184.202; em fevereiro, 201.564 e, em março, 222.825. Ou seja, de janeiro a março, um aumento de 20,9%!

Em termos de páginas visitadas, no mês de fevereiro a pesquisa registrou um acesso a 84.765 páginas abertas para leitura!

Se o jornal ROL, cronologicamente ainda é um jovem periódico, os números refletem uma maturidade admirável.

Uma maturidade amealhada com espírito inovador, seriedade de propósitos e o desejo, firme e contínuo, de difundir o melhor da alma humana!

E você, querido leitor, faz parte importantíssima desta história; faz parte deste ROL: ROL de notícias, ROL de amigos da cultura!

(Sergio Diniz da Costa – Editor)

Tags: