Angelo Ricchetti: ‘Cine Clube de Itapetininga’

17/09/2016 01:31

Prezada e prezado amante do cinema de autor, tenho o prazer de convidar você para assistir o filme “A ESPUMA DOS DIAS\” pelo Cine Clube ANTONIO LUIZ PEDROSO BALINT, de Itapetininga..

Angelo Lourival Ricchetti

Exibindo foto 1.jpgDOMINGO, 18 de SETEMBRO às 15:30 horas em ponto será a exibição do filme “A ESPUMA DOS DIAS” no CINE JANELAS, anexo ao Posto de Saúde Dr. Genefredo Monteiro, Auditório Abilio Victor, PRAÇA 09 DE JULHO, 518 CENTRO. Liberado para os maiores de 14 anos.

Michel Gondry traz uma adaptação da obra de Boris Vian repleta de referências culturais, desde a clássica cena de “Um cão de Andaluz” em que uma personagem tem o olho cortado com uma navalha, aqui bem mais suave ainda que um tanto aflitiva, até o filósofo francês Jean Paul Sartre, que no filme vira Jean Sol-Partre, passando pelas claras referências a Woody Allen.

Com técnicas simples de stop motion associadas a efeitos especiais mais elaborados, o filme cria um universo onírico que rompe completamente com a relação espaço-tempo convencional. Neste ponto a obra se aproxima do realismo fantástico já citado, pois apresenta com extrema naturalidade fatos completamente inusitados, fazendo com que ao abrir mão da necessidade de cenas factíveis, os personagens fiquem livres para mesclar sonho e realidade, característica típica do surrealismo, para concretizar a narrativa.

A ideia do surrealismo, muito bem trabalhada neste filme, é exatamente hipervalorizar metáforas aparentemente sem sentido para narrar fatos cotidianos e mostrar, ou sugerir, deixando a cargo da imaginação daqueles que assistem enxergarem as faces que a tendência romântica dos filmes costuma ocultar. Conforme link abaixo:

http://artigosdecinema.blogspot.com/2013/09/a-espuma-dos-dias-lecume-des-jours.html

Após a exibição, vamos sortear livros e conversar a respeito do conteúdo do filme. Entrada gratuita. Para maiores de 14 anos.

Reserva com Angelo Lourival Ricchetti pelo fone 15 3272 7525, pelo celular e whatsup  15 9 9171 7672  e  e-mail aricchetti@yahoo.com Facebook angelo lourival

Tags: