Andreia Cristina de Souza: ‘Totinho e Lurdinha’

25/12/2018 18:32

Lurdinha era filha caçula do primeiro casamento de Rosa. Totinho era filho do segundo casamento. A diferença de idade entre eles era de 8 anos , mas nada impedia a famosa briguinha entre irmãos.”

Lurdinha era filha caçula do primeiro casamento de Rosa. Totinho era filho do segundo casamento. A diferença de idade entre eles era de 8 anos , mas nada impedia a famosa briguinha entre irmãos.

A família deles era numerosa e para complementar a alimentação  precisavam criar galinhas em seu quintal e  plantar  milho, mandioca, chuchu, abóbora e tantas outras delícias da terra.

Em época de chuvarada com trovões, no meio da primavera, surgiam as chamadas içás, as fêmeas da formiga saúva que tinham asas, e nesse dia  Lurdinha e Totinho  decidiram preparar e comer  fritos algumas içás que haviam encontrado.

Pegaram, então, uma frigideira, fizeram uma fogueira no chão e colocaram as içás dentro da panela, ansiosos por comê-los.

Como eram cinco as içás, logicamente começaram a discutir para ver quem ficaria com a maior quantidade. As duas crianças queriam comer três e não souberam dividir.

Discussão vai, discussão vem, os ânimos se exaltaram. A Lurdinha pegou a frigideira, que a esta hora não estava tão quente, e bateu com ela na cabeça de Totinho.

No mesmo instante as içás voaram da panela, caíram ao chão e cobriram-se com terra.

Rosa quando viu a situação dos filhos no quintal, pegou sua varinha de marmelo e sapecou-lhes o traseiro.

No final das contas nem Totinho e tampouco Lurdinha puderam saborear as majestosas içás que haviam preparado.

 

Andreia Cristina de Souza – andreiacrys.s@gmail.com

 

 

 

Tags: