Amanhã, Cine Clube exibirá gratuitamente o filme ‘A Festa de Babette’

18/12/2015 21:13

A exibição será no Cine Janelas em parceria com a Secretaria da Cultura de Itapetininga


BabetteO Cine Clube Antonio Balint, de Itapetininga, criado pelo IJP – Instituto Julio Prestes, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura apresentará gratuitamente o filme ‘A FESTA DE BABETTE,  AMANHÃ, 19 de dezembro, sábado, às 19h30. Após a exibição haverá conversa sobre a transposição para o cinema, do conto da escritora Karen Blixen.
Segundo o organizador do evento, Angelo Ricchetti, A ‘Festa de Babette’ é um filme dinamarquês de 1987, do gênero drama, dirigido por Gabriel Axel, com roteiro baseado em conto de Karen Blixen, cujo pseudônimo era Isak Dinesen (o anonimato se justifica, uma vez que mulheres escritoras não seriam vistas de forma ‘positiva’ na sociedade machista da época).

O enredo conta uma história ocorrida em 1871, durante uma noite de tempestade. Babette chega a um vilarejo na Dinamarca, fugida da França durante a repressão à Comuna de Paris. Ela se emprega como faxineira e cozinheira na casa de duas irmãs solteironas e puritanas, filhas de um rigoroso pastor. Ali ela vive por doze anos, até que um dia fica sabendo que ganhara uma fortuna na loteria. Então, com essa fortuna, ela oferece um banquete francês para as irmãs e os convidados. Estas irmãs não desejam porque “… os hábitos por trás do alimento são questionados desde a Grécia Antiga. Para a doutrina Católica, alimentar-se é um ato normativo humano em que a única função é manter o corpo saudável, o excesso através da comida, bem como o prazer, são um estímulo do pecado da Gula”.

A produção mereceu o Oscar de 1988 na categoria de melhor filme estrangeiro e o prêmio Bafta em 1989 (Reino Unido) na categoria de melhor filme em língua não inglesa. Foi também indicado nas categorias ‘Melhor Atriz’ (Stéphane Audran), ‘Melhor Fotografia’, ‘Melhor Direção’, ‘Melhor Filme’ e ‘Melhor Roteiro Adaptado’. No Festival de Cannes em 1987 (França) recebeu o Prêmio Globo de Ouro em 1989 (EUA) indicado na categoria de melhor filme estrangeiro.

O Cine Janelas fica no auditório Abilio Victor, na Praça  9 de Julho,  518, centro de Itapetininga.

Liberado para todas as idades.

Reserva com Angelo Lourival Ricchetti pelo fone 15 3272 7525, pelo celular 15 9 9171 7672 e e-mail aricchetti@yahoo.com

Tags: