Alunos da EMEF. Cel. Esmédio participam de Olimpíada de História

15/05/2019 13:31

Pela 6ª vez os estudantes da EMEF. Coronel Esmédio, de Porto Feliz, participam da Olimpíada Nacional em História do Brasil, promovida pela Unicamp

A EMEF. Coronel Esmédio participou pela primeira vez na ONHB no ano de 2010, ou seja, na 2ª edição do evento. Nessa primeira participação a escola chegou até a penúltima fase (5ª fase), surpreendendo a todas as expectativas, tendo em vista a falta de experiência na participação na Olimpíada, bem como pelo alto nível de competitividade.

No ano seguinte (2011), a escola participou novamente, alcançando a 5ª fase.

De 2012 a 2015, a EMEF. Coronel Esmédio deixou de participar da Olimpíada por falta de estrutura básica para as aulas de orientação do professor de História. Em 2016, a escola se inscreveu após a garantia do oferecimento de estrutura para as aulas de orientação às equipes. Naquele ano participaram sete equipes, tendo chegado à 5ª fase com 4 (quatro) equipes. Nos anos de 2017 e 2018, as equipes da escola alcançaram a 4ª Fase. Sempre com a orientação do professor Carlos Carvalho Cavalheiro.

Este ano a ONHB está em sua 11ª primeira edição e já bateu o recorde de inscritos: 18,5 mil equipes participaram da primeira fase, na semana passada.

A primeira fase teve início na segunda-feira (6) e segue até sábado (11), quando todos os inscritos devem enviar a prova com as questões respondidas na “sala de equipe” localizada no site da ONHB. O número de participantes em 2019 é quase 30% maior do que o ano anterior, quando 14,4 mil equipes estiveram na competição. Os estados brasileiros com mais inscritos são: São Paulo, com 4.453 equipes; seguido de Ceará, com 2.938 grupos; Minas Gerais, com 1.623 equipes, e Bahia com 1.014.

Estão participando nesta segunda fase os estudantes Julia Carolina dos Santos Lopes, Pietra Segatto de Goes, Lucas Alves Paixão, Kethilyn Camilly Stringue, Rayssa Santo Ribeiro da Silva, Amanda Fernandes Pompeu da Silva, Júlia Nóbrega da Silva Fídelis, Maria Eduarda Tabaro da Cruz, Natália Aparecida Santos, Ana Clara Marcon, João Pedro Betim Dias e John Lennon Ribeiro Silva.

Todas as equipes são orientadas pelo professor de História da unidade, Carlos Carvalho Cavalheiro.

Tags: