Adriana Negrini: ‘A pandemia e o sono’

21/04/2020 22:37

Adriana Negrini

A pandemia e o sono

A palavra pandemia vem  do grego: pan = tudo/ todo(s) + demos = povo
É uma epidemia de doença infecciosa, que se espalha entre a população.
E lendo, e assistindo documentários a respeito, vi que, entre as muitas coisas que estão ocorrendo, ela também está afetando o sono da população, por ficarem isolados.
Nisso, muitos especialistas, neurologistas, aconselham as pessoas, a não levarem preocupações para a cama, deixarem-as de lado, não levarem celular nem note book pois, a luz forte destes, também transtorna o sono, para isso, recomendam às  pessoas
– Tomarem um banho, antes de se deitarem
–  Meditarem
–  Fazerem exercícios respiratórios
–  Escutarem músicas pacíficas
Entre outras atividades que relaxem e, em seguida, se deitarem.
Pois, os médicos estão notando, um fenômeno chamado “DISTÚRBIO DO  PESADELO”,
Esse distúrbio é agravado, quando há situações na vida diária, que aumentam os níveis de estresse e ansiedade.
De alguma forma, o subconsciente molda essas situações, nos sonhos.
Dessa maneira, as pessoas ficam com “IRRITABILIDADE” pois, estudos mostram que, elas dormem menos horas, então ficam com  níveis mais altos de ansiedade, e muito estressadas.
Sem contar a:
– DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO
– MICRODESPERTARES
E com os pensamentos:
– Vou ser infectado.
– Vou ser demitido
Esses pensamentos, ao longo do dia, da semana, causam insônia!
Então, os especialistas recomendam, a não dormirem durante o dia, já que estão em casa mas, se quiserem mesmo, que não dure mais de 30 minutos!
Não tomarem bebidas alcoólicas e, se forem comer algo, para se deitarem, comerem coisas leves, e com duas horas de antecedência, e não mudarem o horário de irem dormir pois, essas mudanças, fazem acordarem, muitas vezes, na madrugada, e perderem o sono que, depois, muitas pessoas, compensam dormindo até mais tarde. Isso mexe com todo o corpo, e a rota que estão acostumadas.
E recomendam a acordarem cedo, seguirem o ritmo de sempre, verem o Sol, logo pela manhã, pois, além de ser muito bonito, os raios solares, fazem bem para a saúde, e também recomendam, a  fazerem coisas dentro da casa, pois, sempre há algo para arrumarem, acertarem alguma coisa aqui ou ali e, para não ficarem parados, se entreterem, com coisas que gostam. Muitas ficam a cantar, outras começam a escrever poesias, algumas tocam instrumentos, outras desenham…  nisso o tempo passa, e elas ocuparam as horas do dia, sem pensamentos ruins!!!
Adriana negrini
drinegrini7@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: