Academia de Letras de Itapetininga com inscrições abertas até o dia 25, para oficina gratuita para iniciantes em Literatura

09/05/2017 22:20

O que é O PROJETO LITERATURA VIVA – OFICINA PARA ESCRITORES INICIANTES?

A oOficina para Escritores Iniciantes é uma criação da AIL – Academia Itapetiningana de Letras  que, pratica e escrita literária visando examinar o processo completo, desde a criação, revisão, edição e a publicação de textos, em papel ou modo digital, como romance, conto, poema, crônica, peça teatral, roteiro para TV, jogos e cinema, etc.
O projeto da AIL prevê a realização de sessões para a escrita de textos literários,  decorrer das sessões, exatamente como são feitos em outros ambientes durante o dia-d-dia.
Segundo o coordenador do programa, o acadêmico Ângelo Ricchetti, “haverá um cronograma de dias e horários a serem planejados com todos os participantes”.
O coordenador e os inscritos interessados vão estabelecer como se dá o processo de criação, colocação em algum suporte para poder ser revisado e recriado um texto literário e a sua posterior edição e publicação, seja por meio virtual, seja por meio impresso.
Durante as sessões os participantes vão escrever um texto, le-lo e receber observações dos demais. Também será solicitada a escrita de um texto, durante a semana, para ser trazido, impresso e sem nome, para serem criticados na sessão seguinte.
Na primeira sessão é preciso saber quem é essa pessoa chamada de autor, o que é literatura e a diferença entre texto de ficção e os demais.
Na segunda, usando a imaginação, os interessados vão criar personagens, cenários, tempo e local, trama, etc.
Na terceira os alunos aprednerão como se faz edição de um texto, usando os textos trazidos de casa.
Na quarta sessão, como se dá a publicação on line, em papel e em outras formas de suporte para texto.
Na quinta, os interessados vão se organizar para a publicação digital em grupo ou não. Também é a ocasião para se tirar dúvidas.
Na última sessão, finalmente, os interessados vão fazer todo o processo, desde escrever um texto, revisar e publicar em algum suporte. Nesta fase haverá a entrega dos certificados para quem não faltou ou faltou apenas uma vez e se justificou.
Para se inscrever neste evento, que é a Sexta Oficina para Escritores Iniciantes, precisa entrar  em contato com o coordenador Angelo Lourival Ricchetti até o dia 25 de maio de 2017, 20 horas, por meio do fone 3272 7525, celular 9 9171 7672, e-mail aricchetti@yahoo.com e Facebook.
Tags: