A escritora e poetisa sorocabana Carina Cardoso lança seu terceiro livro: ‘O Egito para iniciantes – O Egito escrito de forma descomplicada’

10/02/2018 15:43

No transcrever da vida, há presentes ganhos que, às vezes, têm o poder de trazer a quem os recebe um verdadeiro ‘salto quântico existencial’, ou, especificamente,  no caso da escritora e poetisa sorocabana Carina Cardoso, um salto quântico literário

 

No transcrever da vida, há presentes ganhos que, às vezes, têm o poder de trazer a quem os recebe um verdadeiro ‘salto quântico existencial’, ou, especificamente,  no caso da escritora e poetisa sorocabana Carina Cardoso, membro do grupo Coesão Poética de Sorocaba, um salto quântico literário.

Foi o que ocorreu com um presente recebido de seu marido, em meados dos anos 2000. Sabendo do amor dela por História, a presenteou  com o livro Ramsés, o filho da luz, do escritor e egiptólogo francês Christian Jacq.

O livro fazia parte de uma coleção de 5 volumes, e, caso ela gostasse da obra, a presentearia com o demais da coleção.

Foi nesse momento em que a escritora sentiu-se ‘ fisgada’ pelo Antigo Egito, e, com o tempo, foi lendo vários livros sobre o assunto, do mesmo autor,  outros sobre Cleópatra, Alexandre, O Grande, Júlio César,  (sim, não é possível falar em Egito sem citar Roma e Grécia, afirma a autora).

Carina lia e assistia a tudo o que podia sobre o assunto  e, eis que,  em uma bela tarde de sol, seu  marido sugeriu-lhe um desafio: “Por que você não escreve sobre o assunto? Leu tanto, resuma em um livro pequeno, com curiosidades, ou o que  você achar interessante colocar”.

E o desafio foi aceito! Por ser muito meticulosa, mas, ao mesmo tempo pensando em produzir uma obra didática, prática, começou a escrevê-lo ‘homeopaticamente’, lentamente, procurando torná-lo uma obra facilmente assimilável, em particular para seu público específico: os iniciantes na história egípcia.

O livro demandou muito  tempo para ser terminado. E, também, para ser lançado.  Mas, houve um momento em que parece que todos os deuses egípcios se reuniram e, em ‘Assembleia Geral Extraordinária’, decidiram que, de uma forma simples, resumida e didática, sua história teria que ser contada imediatamente àqueles que desejassem  se iniciar em seus mistérios e curiosidades.

Nasceu, desta forma:  ‘O Egito para iniciantes – O Egito escrito de forma descomplicada’, que  é uma viagem pelos principais templos egípcios: , Gizé, Saqquara, Abidos, Luxor, Karnak. Nele, a autora  conta a história das principais pirâmides, fala da magia e a importância dela para a manutenção da ordem na sociedade egípcia.  Discorre, também,  sobre grandes personagens: Ramses, Akenaton, Tutankamon, Cleópatra, Nefretari, Nefertiti, entre outros de grande importância. E termina a obra, contando lendas que faziam parte da vida dos egípcios, pois, para eles,  o mito era uma realidade, com deuses furiosos que se vingavam, a curiosidade de Isis e… muito mais!

Portanto, caro leitor, faça suas malas e boa viagem!

Para quem quiser adquirir a obra, poderá fazê-lo pelo Clube dos Autores (https://clubedeautores.com.br/book/249563–O_Egito_para_Iniciantes#.Wn8qY53waM8), ou diretamente com a autora, in box pelo Facebook  (Carina Cardoso)

Tags: