Atividades carnavalescas já tiveram início em Itapetininga

17/02/2017 17:16

Programação do Carnaval de Itapetininga

Confira a programação completa.

Grito de Carnaval

Para reviver os bons momentos do Carnaval de Itapetininga e homenagear quem fez parte desta história, será realizado um “Grito de Carnaval”, neste sábado (18), às 11h30, saindo do Fórum Velho, na Praça Peixoto Gomide.

O evento contará com participação dos jipeiros e desfile de convidados ilustres do Carnaval, como Ivan Barsanti, Miriam Orsi, Ivone Lisboa, Luiz Antonio Lisboa, Maria do Máximo, Terezinha Reis, Sandro Reis, Roberto Matarazzo, Neia Américo, do Aristocratas do Samba, Lazinho Franci, Vanda Tungal, D. Ilda Garcia, Puruca e muitos outros.

Além dos convidados, as baterias das escolas de samba e blocos estarão presentes e todo o público é convidado. O desfile terminará no Largo dos Amores, em frente à Secretaria de Cultura, onde a Banda Municipal ‘Maestro Edil Lisboa’ fará uma apresentação e todos poderão conferir a exposição ‘Nosso Carnaval tem História’, no Centro Cultural e Histórico ‘Brasílio Ayres de Aguirre’.

Festival do Boteco

Já o “Festival do Boteco” será realizado entre os dias 24 e 28 de fevereiro, das 14h às 1h (da madrugada), na praça “Marechal Deodoro da Fonseca”, no Largo dos Amores, em frente ao Centro Cultural. No local terá barracas com comidas típicas e um palco com apresentações musicais.

Desfile de Carnaval

As escolas de samba e blocos de carnaval irão desfilar na rua Virgílio de Resende, nos dias 26 (domingo) e 28 (terça-feira), à partir das 21h.

O desfile terá início no trecho das ruas Domingos José Vieira com a Pedro Marques. São duas escolas que participarão: “Aristocratas, Samba e Cultura” (Aristocratas do Samba) e “Imperador do Samba”, além de blocos.

Oficinas de Instrumentos

Ainda, a Secretaria está promovendo as “Oficinas de Instrumentos”, que confeccionam instrumentos de bateria a partir de materiais recicláveis, além de dar aulas de iniciação ao samba para o desfile do Carnaval 2017 de Itapetininga, com o bloco “Um Luxo Só”. Elas estão sob coordenação do músico Rudy Rocha

As oficinas são realizadas as segundas e quartas, a partir das 17h30, e aos sábados, a partir das 9h30, em frente ao Centro Cultural, no Largo dos Amores. Já aos domingos a oficina acontece no projeto “Domingo no Parque”, na praça dos Três Poderes, no Paço Municipal, das 8h às 12h.

Nascido em Campinas (SP), Rudy chegou a Londres em 1994. Músico autodidata com formação em educação artística, sempre mesclou seu amor pela música com a vontade de educar. Sua carreira de educador em terras britânicas começou com a Taru Brazil. Inicialmente, a Taru oferece seus serviços à Live Music Now, ONG britânica que leva música ao vivo para grupos que têm pouca oportunidade de acesso a concertos e casas de espetáculos. Idosos, pessoas com deficiência, crianças de comunidades carentes e até detentos de uma penitenciária foram assim introduzidos ao rico universo da música brasileira. No Brasil, Rudy está implementando seu projeto, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, às crianças de Itapetininga para o Carnaval 2017.

Exposição no Centro Cultural

Os amantes da boa e velha folia também podem visitar a exposição “Nosso Carnaval tem História”, que conta com fotos, fantasias, adereços e muitas outras boas recordações. A exposição será realizada até o dia 1º de março, das 10h às 17h, no Centro Cultural e Histórico “Brasílio Ayres de Aguirre”, que fica no Largo dos Amores, s/n, Centro.

Tags: