José Coutinho de Oliveira – ‘Demandas’

22/04/2018 00:51

José Coutinho de Oliveira – ‘Demandas’

      No âmbito civil vemos ser possível implementarmos algumas inovações: a 1a. a legislativocracia, parlamentarismo ou pariatocracia e a 2a. a pró proficiência no ensino superior. Acreditamos ser o parlamentarismo mais dinâmico pois tem um mecanismo renovador chamado de ” recall” ( poder revogador) onde um e outro poder pode interromper o mandato das demais instâncias e renovar o comando. O parlamento por exemplo, pode, quando o 1º ministro vai contra as orientações partidárias ser substituído por outro e o novo, formar um novo ministério; acredito também que a mudança é automática quando a base parlamentar migra para outra agremiação. O Chefe de Estado, a pedido do premier, pode, também, decretar a dissolução do parlamento e convocar novas eleições. Quando o parlamento não quer mais a manutenção de determinado premier assim o faz através da moção de censura ou voto de desconfiança; o primeiro nome surgiu na mesma Inglaterra quando os Estados Unidos ainda era colônia. Precisamos nos informar mais sobre o parlamentarismo através do movimento parlamentarista brasileiro. A 2a inovação a ser ainda conquistada é a obtenção do pró proficiência, ou seja, a possibilidade de se obter o grau superior sem ter frequentado as escolas. Na atual legislação da educação podemos encontrar tal filosofia no artigo 58 da LDB depois das inovações trazidas em 2013 que contemplou então encaminhamento diferenciado aos alunos de altas habilidades. Chamo a proficiência de contemplação de habilidades concentradas, ou seja, pode-se obtê-la através do autodidatismo aliado ao ensino e ead. Tudo indica que tal filosofia se inicia com a titulação de doutores aos de notório saber que obtêm a titulação sem terem frequentado os bancos escolares. Tais titulações são obteníveis em universidades que mantêm cursos de doutorado nas mesmas áreas dos candidatos em potencial. A proficiência que julgamos ser necessária é a que disponibiliza certificação a nível de graduação. Acredito que com essa conquista estaríamos habilitando o país a passar de agro-pastoril a manufatureiro pois uma consequência de se institui-lo seria estimular o surgimento em todos os quadrantes do país os cursos pré proficiência, onde, além, de professores diplomados, haveria a contratação de professores de notável saber, ou seja, aqueles práticos sem titulação acadêmica.

José Coutinho de Oliveira

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