Genealogia: Afrânio Mello fornece informações sobre a familia MEIRA

02/04/2018 17:37

Afrânio Franco de Oliveira Mello – ATENDIMENTO NÚMERO 1020

Prezado Aldir, boa tarde.

Eu estou escrevendo um livro, já na parte final, denominado “ Eu e os Meis – Corrêa Franco e Meira “.

Descendo de Domingos de Meira que chegou em Itapetininga perto do ano de 1777 e aqui ficou criando

extensa descendência.

No livro eu trato apenas da minha relação com esse nome e nestas região.

MEIRA…………….. 11 páginas e 2 brasões e mais 2 em separado para confecção de quadros. Ficam muito bonitos.

Estou encaminhando para o seu estudo e conhecimento o arquivo geral do sobrenome Meira e dentro

deste todos os MEIRA da Bahia, incluso os de BRUMADO  e toda sua descendência. É muito gente.

Espero que encontre os seus ascendentes.

Abaixo um resumo do arquivo principal anexado.

Mais abaixo o arquivo dos MEIRA na BAHIA.

Você tem em suas mãos um grande arquivo para suas pesquisas. Boa sorte e sucesso na buscae,

se precisar de algo mais, solicite.

BOA E FELIZ PÁSCOA.

Abraços

Afrânio Franco de Oliveira Mello
afraniomello@itapetininga.com.br

Rol-Região On Line

“Estas informações estão sendo fornecidades gratuitamente
e serão publicadas na edição virtual do Jornal *ROL – Região
On Line*(www.jornalrol.com.br).A não concordância com essa
publicação deve ser informada imediatamente “.

image Meira

sobrenome de origem galega. Sobrenome de raízes toponímicas, foi tirado da vila de Meira, na diocese de Tui, na Galiza. Fazem-na derivar de Rodrigo Afonso da Meira, marido de D. Ourana Correia, filha de Paio Soares Gravel, com geração que deu continuidade a este apelido.

Na atualidade, são conhecidas pelo menos três famílias deste apelido a residir em Viana do Castelo sem que estejam estabelecidas relações de parentesco entre si.

Vem esta família de Pedro de Novais, o velho, rico-homem de D. Sancho II. Seu solar era junto à lagoa chamada Meira, donde nasce o rio Minho. Passou a Portugal Paio de Meira, no tempo de D. Diniz, fal. em 1325, rei de Portugal (Antenor Nascentes, II, 64). Brasil: Para o Brasil, em princípios do séc. XVII, vieram Marcos de Meira [1693- ?] e Luiz de Meira [1706- ?], filhos de Baltazar de Meira. Vieram ainda criança e foram habitar Serro Frio (Minas Gerais). Dali a família se ramificou e desceu até o Estado da Bahia. Um ramo ficou no Estado do Rio de Janeiro, onde viviam os Alves Meira, outro para São Paulo, onde existem os Meira Penteado, Meira Godói, Meira Botelho, etc. Na Cidade de Camamu (BA), nasceu Francisco Antunes Meira, em princípio do séc. XVIII o qual veio estabelecer-se na Paraíba do Norte e aí casou-se com D. Isabel Mariana de Castro. Deste casal descendem todos os Meiras do Norte do Brasil, hoje também dispersados pelo Sul do Brasil – do Pará ao Rio Grande do Sul (Anuário Genealógico Brasileiro, IV, 165). Antiga família de origem espanhola estabelecida em Minas Gerais, com ramificações na Bahia, onde chegou o capitão Francisco de Souza Meira, que do julgado de São Romão, em Minas Gerais, passou para a fazenda Brejo do Campo Seco, onde se estabeleceu, dando origem ao lugar de Bom Jesus dos Meiras, atual cidade de Brumado. Entre os seus descendentes, registra-se o filho, Rodrigo de Souza Meira Sertã, de quem descendem os Meira de Brumado, do seu casamento com Maria Carlota de Castro, filha de Joaquim Pereira de Castro, patriarca desta importante família Pereira de Castro (v.n.), da Bahia. Destes Meira descendem os Pinheiro Canguçu. Ainda, entre os membros desta família, registra-se Ana Joaquina de Santo Antonio Meira, do Brumado, cujos filhos foram os fundadores das famílias Cristal (v.s.) e Mirante (v.s.), ambas da Bahia [Arquivo do genealogista Jorge Ricardo Fonseca – Bahia]. Heráldica: um escudo em campo vermelho, com uma cruz florenciada e vazia, de ouro. Timbre: um galgo de negro, com língua e coleira de vermelho (Armando de Mattos – Brasonário de Portugal, II, 26).

================================================================================================

 

clip_image002Família Meira na Bahia

 

O mais antigo que se conhece é Rodrigo Afonso de Meira, senhor do solar de Meira, daí terem descido para Portugal. Sabe-se que Gonçalo Pais de Meira, alcaide de Guimarães que, com seus filhos, organizou a defesa da praça, quando a serviço da Corte de Espanha, livrou do cerco a cidade de Guimarães no ano de 1369. Ao tempo de Dom Duarte, Heitor de Meira foi pessoa de sua corte. Dom Heitor de Meira da corte de Dom João I foi o tronco dos Meiras que vieram para o Brasil. Não é possível precisar quais foram os primeiros, mas é certo que Marcos de Meira e Luiz de Meira, filhos de Baltazar de Meira, vieram para o Brasil no início do século XVIII. Foram habitar Serro Frio, em Minas Gerais, dalí a família se ramificou para a Bahia, Rio de Janeiro, onde vivem os Alves Meira, São Paulo, onde existem os Meira Penteado, Meira Godói, Meira Botelho. Na cidade de Camamu, Bahia, no início do século XVIII, nasceu Francisco Antunes Meira, transferindo-se para a Paraíba do Norte, vindo a se casar com Dona Isabel Mariana de Castro. Deste casal houve muitos descendentes no norte do Brasil Fonte: Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira – Vol. XVI. Editorial Enciclopédia Limitada – Lisboa / Rio de Janeiro

A história da família Meira, em Livramento de Nossa Senhora-Bahia, começa com capitão Francisco de Souza Meira, que teve dois filhos: Francisco de Souz Meira, conhecido como “Chichi” e Rodrigo de Souza Meira Sertão que casou-se com Maria Carlota de Castro, filha do tenente-coronel Joaquim Pereira de Castro. O capitão Francisco de Souza Meira era filho de José de Souza Meira, que comprou em meados do século XVIII as terras onde hoje está a cidade de Brumado-Bahia, o Capitão Francisco de Souza Meira foi quem desenvolveu o povoado de Bom Jesus dos Meiras antiga fazenda Brejo do Campo Seco, atual cidade de Brumado-Bahia.

A descendência de Rodrigo de Souza Meira Sertão e Maria Carlota de Castro deu origem a grande parte da família Meira em Livramento de Nossa Senhora – Bahia.

Filhos do Capitão Francisco de Souza Meira:

1.º) Rodrigo de Souza Meira Sertão. X Maria Carlota de Castro, filha de Joaquim Pereira de Castro e Francisca Joaquina de Jesus. Residiram na fazenda Vazante, em Livramento.

Filhos:

  1. A) Sérgia de Castro Meira X José Magalhães (natural do município de Paramirim)
  2. B) Brites de Castro Meira (N. ? – F. 01/09/1891) X (C.1850) Manoel Alves de Castro Coelho, filho de Miguel Alves Coelho e Manoela Sofia de Castro Coelho.
  3. C) Rodriga de Castro Meira X José Vasconcellos Bitencourt (Cazuza Vasconcellos)
  4. D) Carlota Maria de Castro Meira X Rodrigo de Souza Meira, filho de “Chichi”. Residiram na fazenda Umbuzeiro.
  5. E) Rita de Castro Meira X Rogério de Souza Meira Filho, filho de Rogério de Souza Meira e Joaquina Cassiana de Castro Meira.
  6. F) Joaquina de Castro Meira (Tia Quininha) X (1.ªs núpcias) Joaquim de Souza Meira, filho de “Chichi”; (2.ªs núpcias) Francisco de Souza Meira, filho de “Chichi
  7. G) Manoela de Castro Meira X Francisco de Souza Meira, filho de “Chichi”, que ficou viúvo, casando-se com sua cunhada Joaquina de Castro Meira (Tia Quininha)
  8. H) Donatila de Castro Meira X Antônio de Souza Meira, filho de “Chichi”.
  9. I) Maria de Castro Meira X Martiniano de Souza Meira, filho de “Chichi”.
  10. J) Francisca de Castro Meira (Sinhá da Vazante) faleceu solteira

2.º) Francisco de Souza Meira, conhecido por “Chichi”. Esposa: (Não se conhece o nome de sua esposa, mas sabe-se que ela era natural do lugar Carrapato, em Bom Jesus do Rio de Contas, atual município de Piatã, Bahia).

Filhos:

  1. A) Celina de Souza Meira.
  2. B) José Bulcão de Souza Meira

Filho:

1) Joaquim de Castro Meira (Quincas Meira) X Durvalina Nascimento Cotrim Meira.

Filhos:

1.a) Arminda Cotrim Meira (Itanagé)

1.b) Adolfo Cotrim Meira X Eliodora de Castro Meira . Filhos: a) Claudomiro de Castro Meira (Mira de Adolfo); b) Maria de Lourdes de Castro Meira; c) Pedro de Castro Meira; d) Alzira do Nascimento de Castro Meira X Osvaldo do Espírito Santo Tanajura (Vavá); e) Darcy de Castro Meira.

1.c) Alice Cotrim Meira X Artur Moura e Silva. Filhos:a) José Meira e Silva X Helena Meira Lessa e Silva; b) Miguel Meira e Silva; c) João Meira e Silva X Marlena Spínola; d) Joana Meira e Silva X Juvêncio Tanajura Gomes; e) Maria do Carmo Meira e Silva X Lafaiete Tanajura Matias; f) Teresinha Meira e Silva; g)Maria da Conceição Meira e Silva (São Paulo); h) Raimundo Meira e Silva

1.d) Alzira Cotrim Meira X Antônio Dionísio (Passa Quatro)

1.e) Delhi Cotrim Meira X José Aguiar (tio do Padre Tadeu Aguiar)

1.f) Alcides Cotrim Meira X Eurídes Alves (Paramirim)

1.g) Agenor Cotrim Meira X Ester de Castro Meira, irmã de Eleodora, filhas de Xandu (Ibitinga)

1.h) Antônia Cotrim Meira X Sebastião Ramos (Ibitinga)

1.i) Alvina Cotrim Meira X Jayme de Castro Lessa . Filhos: Maria Meira Lessa (Lica); Joaquim Meira Lessa; Ana Meira Lessa Timbó X Afonso Timbó; Teresinha Meira Lessa; José Meira Lessa; Helena Meira Lessa e Silva X José Meira e Silva (Zezito); Raquel Meira Lessa; João Meira Lessa X Leônia Tanajura Matias; Luiz Meira Lessa; Miguel Jaime Meira Lessa

  1. C) Joaquim de Souza Meira X Joaquina de Castro Meira, filha de Rodrigo de Souza Meira Sertão e Maria Carlota de Castro Meira.
  2. D) Francisco de Souza Meira X Manoela de Castro Meira, filha de Rodrigo de Souza Meira Sertão e Maria Carlota de Castro Meira. (2.ªs núpcias) Joaquina de Castro Meira. O casamento foi realizado por ocasião que a família se reuniu em Volta dos Meiras, atual Poções, em Brumado, Bahia (ambos estavam viúvos)
  3. E) Rodrigo de Souza Meira X Carlota Maria de Castro Meira, filha de Rodrigo de Souza Meira Sertão e Maria Carlota de Castro Meira. Residiram na fazenda Umbuzeiro.

Filhos:

1) Joaquina Carlota de Castro Meira (N.17/05/1869 – F. 20/02/1964 (Tia Iaiá, da Santa Cruz) X Miguel Alves de Castro Tanajura.

2) Rodrigo de Souza Meira Júnior (Seu Digo) X Otília Alves de Souza Meira . Filhos: Maria da Piedade, Carlota do Carmo, José Auto (Ioiô de Seu Digo), Francisca, Rodrigo (Seu Tatinha), João Batista, Maria do Patrocínio, Rosa, Sebastião (Tião de Seu Digo), Maria, Rosa Amélia, Gerardo, Almeríndia, Antônio (Tõe de Seu Digo), Carlota, Expedito e Maria Madalena

3) Probo de Castro Meira X Francisca Alves Meira. Filhos: Alice, casada com Gentil de Castro Vilas Boas, Maria da Glória (Mãe Dona, casada com Zinho Tanajura), Probo

4) Francisca de Castro Meira X Martiniano de Castro Meira

5) Teobaldo de Castro Meira X Amália dos S. Meira (residiram em São Paulo)

6) Virgílio de Castro Meira X Rodriga Vasconcelos

  1. F) Antônio de Souza Meira X (1.ªs núpcias) Donatila de Castro Meira, filha de Rodrigo de Souza Meira Sertão e Maria Carlota de Castro Meira. Ficou viúvo Filhos do primeiro casamento:

1) Otília de Castro Meira (N.? – F. 1/03/1886) X Miguel Alves de Castro Tanajura, filho do dr. José de Aquino Tanajura e Antônia Francisca Alves de Castro Coelho Tanajura. Não tiveram filhos.

2) Francisco de Castro Meira

3) Antônio de Castro Meira

4) Deolino de Castro Meira X Francisca

5) Jesuíno de Castro Meira X Rita de Araújo, filha de Joaquim de Araújo Pereira e Rosa Angélica de Jesus. Filho: 5.a) Antônio de Castro Meira.

  1. F) Antônio de Souza Meira X (2.ªs núpcias) Maria Carlota de Castro Coelho (Vovó), filha de Manoel Alves de Castro Coelho e Brites de Castro Meira. Residiram na fazenda do Pau D’Óleo, próxima a Dom Basílio, Bahia.

Filhos do segundo casamento:

1) Donatila de Castro Meira (N.28/03/1867 – F. 7/08/1911, com 44 anos) X Francisco Octaviano Tanajura, filho do dr. José de Aquino Tanajura e Francisca de Jesus Alves de Castro Coelho Tanajura.

2) Manoel Alves de Castro Meira X Militona Maria de Jesus, filha de Jovino José da Silva e Adelina Maria de Jesus. Filhos: 2.a) Noêmia de Castro Meira; 2.b) Maria do Livramento de Castro Meira; 2.c) Antônio de Castro Meira (N. 5/07/1890)

3) Misael de Castro Meira (solteiro)

4) Augusto de Castro Meira X Lídia de Castro Coelho, filha de Miguel Alves de Castro Coelho e Francisca de Castro Coelho. Residiram no sítio Floresta Escura, perto da Barrinha, Livramento, Bahia.

Filhos:

4.a) Brites de Castro Meira X Pedro Mariano.

4.b) Maria Augusta de Castro Meira (Menininha) (N.1896 – F. 5/11/1985, com 89 anos) X José de Castro Lessa, filho de Joaquim da Silva Lessa

4.c) Isaura de Castro Meira X Cesar Augusto de Castro. Filha: Maria da Conceição Meira de Castro

4.d) Augusta de Castro Meira X Jefferson de Castro Lessa, filho de Joaquim da Silva Lessa.

4.e) Ingrácia de Castro Meira (solteira)

4.f) José do Patrocínio de Castro Meira (solteiro)

4.g) Adelaide de Castro Meira X Abenício

4.h) Rita de Castro Meira

5) Teodomiro de Castro Meira (N.? – F. 5/01/1943) X Eliza de Castro Coelho, filha de Miguel Alves de Castro Coelho e Francisca de Castro Coelho.

Filhos:

5.a) Mercedes de Castro Meira

5.b) Julieta de Castro Meira X Adelino Melé

5.c) Luzia de Castro Meira X Manoel Pereira de Castro

5.d) Osório de Castro Meira

5.e) Hilda de Castro Meira

5.f) Maria do Carmo de Castro Meira

6) Maria do Livramento de Castro Meira X Octaviano Miguel de Castro Coelho, filho de Miguel Alves de Castro Coelho e Francisca de Castro Coelho.

Filhos:

6.a) Miguel Otaviano Meira de Castro (solteiro)

6.b) Helena Meira de Castro X Cesar Augusto de Castro. Filhos: Caetano Meira de Castro; José Meira de Castro; Edmundo Meira de Castro; Maria das Dores Meira de Castro; Ester Meira de Castro

6.c) Noêmia de Jesus Meira de Castro (solteira)

6.d) Almerinda Aurora Meira de Castro X (1.ªs núpcias) Miguel Arcanjo de Lima . Filhos: Maria da Glória de Castro Lima X Fausto do Espírito Santo Tanajura; Helena de Castro Lima; Antônia de Castro Lima; José de Castro Lima; Antônio de Castro Lima X Idália Aguiar; Manoel de Castro Lima; Donatila de Castro Lima; Alice de Castro Lima; Miguel de Castro Lima

6.d) Almerinda Aurora X (2.ª núpcias) João Marciano de Lima . Filhos: Maria do Carmo de Castro Lima; Jerônimo de Castro Lima; Isabel de Castro Lima

6.e) Maria da Conceição Meira de Castro (Santa de Minervino) X Minervino Monteiro. Filhos: José do Patrocínio de Castro Monteiro (Zé Sacristão); Maria do Carmo de Castro Monteiro; Humberto de Castro Monteiro; Edmundo de Castro Monteiro; Dalila de Castro Monteiro; Dirce de Castro Monteiro; Maria José de Castro Monteiro; Maria Helena de Castro Monteiro

6.f) Flaviano Osório Meira de Castro X Alice Alcântara . Filhos: Nina Alcântara de Castro; Neuza Alcântara de Castro; Geraldo Alcântara de Castro

6.g) Luciano Miguel Meira de Castro X Dulce . Filho: Luciano Meira de Castro.

6.h) Manoel da Conceição Meira de Castro X Perciliana Lima Aguiar (Iaiá de Né). Filhos: Stela Aguiar de Castro X Josias Xavier (Filhos: Aline, Sandra, Josias Júnior); Boanerges Aguiar de Castro; Davi Aguiar de Castro; – Enoy Aguiar de Castro; José Maria Aguiar de Castro; Marco Aurélio Aguiar de Castro

7) Brites Maria de Castro Meira X Manoel de Souza Feire (N.1875 – F. 6/01/1965, com 90 anos)

Filhos: 7.a) João Batista Meira Freire; 7.b) Vicente Meira Freire; 7.c) Maria José Meira Freire; 7.d) Veridiana Meira Freire; 7.e) Daniel Meira Freire; 7.f) Zilda Meira Freire; 7.g) Vivina Meira Freire X Circinato; 7.h) Antônia Meira Freire; 7.i) Paulo Meira Freire

8) Antônia de Castro Meira (N.18/05/1883 – F. 24/12/1958, com 75 anos) X (C. 7/03/1905) Tibério de Castro Vilas Boas, filho de Antônio Severino Vilas Boas e Maria de Jesus de Castro Vilas Boas.

9) Antônio de Souza Meira Filho X Maria Tamanduá, filha de Mariano Tamanduá.

  1. G) Martiniano de Souza Meira X Maria de Castro Meira, filha de Rodrigo de Souza Meira Sertão e Maria Carlota de Castro Meira.
  2. H) Deolino de Souza Meira X (1.ª núpcias) (Não se sabe o nome da primeira esposa) Ficou viúvo. (2.ª núpcias) Rita de Castro Meira, filha de Francisco de Souza Meira.
  3. I) Manoela de Souza Meira
  4. J) Ursino de Souza Meira X Umbelina da Silva Leite

Filho:

1) Ursino de Souza Meira Júnior, que foi o primeiro intendente de Vila Velha (atual Livramento), após a emancipação político-administrativa do município de Rio de Contas, em 1921. X Ana Cândida Tanajura, filha do Dr. José de Aquino Tanajura e Antônio Francisca de Jesus Alves de Castro Coelho Tanajura

 

 

From: Aldir Castro Meira

Sent: Wednesday, March 28, 2018 12:47 PM

To: afranio@tintaspig.com.br

Subject: Genealogia

 

Boa tarde Sr. Afranio

Descobri sua página na internet, após muitas procuras por descendências da família Meira.

Como posso conseguir a genealogia da família Meira de Brumado de  1.850 até os dias de hoje?

Meu pai era de Brumado, e gostaria de conhecer minhas origens.

Aldir Castro Meira

Tags: