Genealogia: Afrânio Mello fornece informações sobre a família TERRA

24/12/2017 19:02

Afrânio Franco de Oliveira Mello: ATENDIMENTO NUMERO 946

Caro Antônio Carlos Terra, boa tarde.

Recebi sua solicitação através do Site de Genealogia do Escritor José Luiz Nogueira,que me repassou a mesma.

Assim sendo, estou enviando para sua leitura, apreciação e pesquisa, o arquivo do sobrenome TERRA.

O que encontrei é pouco mas tem grande significado. O que encontrei na Internet eu reproduzo abaixo.

Abraços
Afrânio Franco de Oliveira Mello
afraniomello@itapetininga.com.br

Rol-Região On Line
“Estas informações estão sendo fornecidas gratuitamente
e serão publicadas na edição virtual do Jornal ROL – Região
On Line (www.jornalrol.com.br). A não concordância com essa
publicação deve ser informada imediatamente “.

Escudo da família: Terra

Brasão da família

D’azzurro alla croce di Sant’Andrea d’oro, caricata in cuore da una torre merlata alla guelfa, d’argento, aperta e finestrata di nero.

 

 

=================================================================

Nos meus registros é que TERRA é de origem italiana.

Terranòva,Terra,Terranuova,Terravechia,Tarragni,Tarragna,Tarragno,

Terreni, Terreno.

 

I transparenti Terranova e Terravechia com varianti etniche derivano

da toponimi generici(terra,terreno e território; lavorata di fresco e da

poco scoperta e ocupata ; terravechia : riuso di proprietà già consolidate)

o toponimi specifici sparsi per lo più al Sud.

Terranova assai frequente in Calabria, prevalenti in Sicilia. Rari é

Terravechi ( più in Calabria ).

Passei no tradutor automático e o resultado segue abaixo.

 

A Newfoundland transparente e variantes étnicas derivam Terravechia com
a partir de nomes de lugar genérico (argila, solo e processado fresco território; e
pouco de descoberta e ocupação ; terravechia: reutilização de propriedades já consolidadas)
ou nomes de lugares específicos, espalhadas principalmente no Sul.
Newfoundland muito freqüente na Calábria, prevalente na Sicília. Raro é
Terravechi (na Calábria).

 

As origens de sobrenomes são sempre iniciadas com uma pessoa e depois são seguidas

pelos descendentes.

A variante mineira , ao meu ver , tem a mesma ORIGEM , mas devido a grande

disseminação do sobrenome acaba como se não fosse a mesma. Entre uma e outra tem

muitos anos de separação e distância.

 

=================================================================

 

Rastro heráldico da família: Terra 

Coroa de nobreza Terra

Família descendente, por legítima varonia, do morgado João Rodrigues Leite, o qual fez testamento de mão comun, a 25.4.1619, com sua mulher Joana de Brum da Silveira irmã do capitão Gregório da Silveira Evangelho (antepassado, na varonia, dos Sá Linhares) e ambos filhos do capitão António de Brum da Silveira e de sua 2ª mulher Brites Evangelho (do seu 1º casamento com Violante Luiz foi antepassado dos Arriaga Brum da Silveira) e descendentes, por seu pai, de Josse van Aertrijcke, ou Joz da Terra, de Wilhelm van der Hagen, ou Guilherme de Silveira, e de Wilhelm van der Bruyn, ou Guilherme de Brum, os 1º destes três apelidos que passaram da Flandres aos Açores. Daquel casal foi filho herd.º António de Brum da Silveira Leite, adm.or de vínculos, capitão-mór do Faial, etc., que c. com sua parente D. Luzia da Terra da Silveira e foram pais de Jorge da Terra da Silveira (f. a 9.11.1678), fidalgo cavaleiro da C. R., capitão-mór do Faial, etc., que do seu casamento com D. Paula da Silveira teve a António de Brum da Silveira (1646-1723), suc.or, fidalgo cavaleiro da C. R. (alv. de 3.8.1688), capitão-mór do Faial, juiz da Alfândega, etc., marido de D. Catarina de Bettencourt de Vasconcelos, a qual era filha de Vital de Bettencourt de Vasconcelos (tronco dos Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila) e de sua 2ª mulher D. Maria do Canto da Silveira. Foi filho herd.º daquele casal Jorge da Terra Brum da Silveira (1686-1753).

=================================================================

Resultado da pesquisa:

Terra (Portugal)Terra (España – Portugal)Terra (Italia) BaroniTerra Bassi (France – Provence)Terracciano (Italia) NobiliTerradas (España – Cataluña)Terradellas (España – Galicia)Terrades (España – Cataluña)Terrádez (España – Galicia)Terrado (España – Palomas (Extremadura))Terradura (Italia) Nobili

=================================================================

Rastro heráldico da família: Terra 

Antichi signori di Berra, poi di Zoetto, Falicone e Caudalunga in Provenza. Antonio nel 1602 ottenne la baronia da Carlo Emanuele I. Trà le più antiche, e illustri famiglie che dalla Francia, e dalla Spagna che fiorirono in tempo de Regi Francesi della Carolea, e delle case reali Spagnole, Aragona, Castiglia e altre, visse con splendore questa famiglia, d’onde ella poi sotto auspici militari, è governi passò in italia, e nelle varie regioni, Regioni opulenti di tutte l’humane grandezze. Ne è nota l’origine della famiglia e questo induce a supposizioni che offrano la possibilità di promuovere richerche da cui trarre notizie attendibili. Passarono nei secoli trascorsi con vari Rè alla conquista delle terre del Regno d’Italia molti Signori, e Cavalieri Francesi, e Spagnuoli; i quali, dopo la vittoria da quel Rè ottenuta, venendo dal medesimo rimunerati di Stati, e di ricchezze, diedero vita a una prosapia e si stabilirino con …

=================================================================

Origem da Família TERRA

os TERRA saíram da região de Flandres. Este era um condado da Europa, que pertenceu à França, Bélgica, Áustria, Espanha e Holanda, retornando finalmente ao domínio Belga em 1815.
Os habitantes da região de Flandres eram chamados de Flamengos. O povo flamengo possui ascendência germânica e atualmente constitui uma porção da população da Bélgica.
A língua Flamenga tem semelhança com o holandês.
TERRA, em Belga, se escreve Van AArd ou Aetrijekc.

Vindos de Flandres, em torno de 1514, os TERRA se estabeleceram na Ilha de Faial, uma das Ilhas dos Açores.
Os Flamengos vindos para o Faial alguns eram de famílias de destaque no Flandres e outros eram artífice. Para alguns historiadores, teriam vindo dois mil, mas a maioria dos historiadores julgam que vieram menos.
Os Flamengos, provavelmente vieram para a Ilha do Faial às expensas de Isabel, Duquesa de Borgonha e Infanta de Portugal. Isto para favorecer o Donatário Josse de Hurtere, Cavaleiro da Casa do Senhor Duque, sobrinho daquela princesa.
A causa da vinda dos Flamengos não é perfeitamente determinada. Acredita-se que seria o boato de minas de prata, ou por aventura, ou para escapar das guerras que assolavam a Europa.

Foi o Arquipélago dos Açores que saiu a origem da raça Lusitana vinda para o Sul do Brasil. Em 1742 vieram os primeiros Açorianos, cujos homens não deveriam ter mais de 40 anos e as mulheres, não mais de 30 anos.

Vieram para o Rio Grande do Sul até Julho de 1752, 278 casais, com o total de 798 pessoas. Foram selecionados aqueles com melhor disposição, pois muitos chegaram doentes a Santa Catarina.
Em 1773 estabeleceu-se em Mostardas, no Rio Grande do Sul, André Francisco Terra, que comprou uma área de terra de Antônio da Silva. Mais tarde André Terra vendeu esta mesma área a Francisco Carlos.
Em 1776 receberam terra no Distrito de Povo Novo, Município de Rio Grande, Francisco Pereira da Terra, João Pereira da Terra, José Pereira da Terra Manço, José Pereira da Terra Velho e Antônio Pereira da Terra.
Em 1780 veio do Rio de Janeiro, Jorge da Terra e estabeleceu-se em Rio Grande.

Este texto foi presenteado ao Sr.José Terra Machado por Agostinho Nascimento Terra, de Tupanciretã em 2001. E seu Zé passou pra mim em 2003.

Eu copiei da Internet hoje, 22 de dezembro de 2017 para atender um solicitante do sobrenome TERRA.

Afrânio Franco de Oliveira Mello

=================================================================

Nome: Antonio Carlos Terra
EMail: toni.carlos07@hotmail.com
Endereço: R: Prof M. Stella M.Nogueira 20
Código Postal / CEP: 37490000
Cidade / Localidade: São Gonçalo do Sapucai
País: Brasil

Assunto da Mensagem: origem do sobrenome Terra

Mensagem Enviada: Boa noite. Estou procurando faz tempo a origem de meu sobrenome mas nunca acho.Moro numa cidadezinha do sul de MG que este sobrenome é muito comum e conhecido mas quando vou fazer qualquer cadastro para fora daqui este sobrenome causa surpresa. Joguei no google meu sobrenome e vim parar nesta página e como tem a opção de contato resolvi escrever.agradeceria se pudessem me dar mais informações sobre minha árvore genealólica. Muito obrigado.Cordialmente Antônio C Terra

Tags: